Sábado, 10 de Maio de 2008

Na terra dos vígaros

Pinto da Costa é um mafioso. Toda a gente acha que ele é um aldrabão e corrupto e não sei mais o quê, mas ele é mais que isso: ele é o Padrinho.

Agora foi provado que untou as mãos de árbitros. Os árbitros foram suspensos durante anos e o próprio Jorge Nuno recebeu uma suspensão, no entanto toda a gente esperava mais... algo mais... por exemplo, que o clube que esse senhor representa, fosse destituído de títulos, despromovido de divisão ou mesmo irradiado do futebol Português.

Ingénuos os que esperavam isso.

Porque o Padrinho nunca deixaria cair em desgraça a Família, é óbvio. E tão óbvio é que o dito clube, nem castigado foi. A menos que chamem ser castigado a perder 6 pontos que não têm qualquer espécie de significado neste campeonato.

Mas o Boavista foi despromovido. O BFC foi despromovido, mas o FCP não. Não se entende porquê.

Há quem queira explicar, mas só entende quem tem como preferência cromática, o azul-e.branco.

Pinto da Costa foi suspenso.

Mas suspenso de quê?

Alguém me sabe explicar? A sua suspensão impedi-lo-à de corromper mais árbitros? Impedi-lo-à de pegar no telemóvel e mandar entregar relógios de ouro? De pagar viagens? De encomendar meninas?

Óbvio que não.

O Padrinho nunca parará e o seu clube continuará a ter muitos e grandes sucessos. Não tenho dúvidas.

O que eu gostava de saber é de onde virá agora a cagança dos adeptos desse clube de futebol. Como conseguirão, agora que está provada a corrupção em tribunal, continuar a acreditar que o Porto ganha jogos apenas e só porque joga bem.

Porque jogam bem, não tenho dúvidas! Mas quando a inspiração falha, nada como um árbitro bem mandado para organizar melhor as contas.

É pena que o nosso país seja uma piada - e ainda por cima se graça. É pena que se cometam crimes e se saia impune. Mas o que é ainda mais lamentável, é que o futebol é só um jogo, mas é espelho do país: quantos autarcas corruptos teremos a aprovar urbanizações? Quantos secretários de estado, quantos deputados? Alguns ministros também, talvez? E funcionários, notários e demais vigários?

É assim, nesta terra...

sinto-me: cada vez mais indiferente
publicado por pedrocs às 21:45
link | comentar | favorito
31 comentários:
De acmpires a 10 de Maio de 2008
Pois é, estamos em Portugal... O país em que jogar com um jogador que não podia jogar dá penalização de 6 pontos (Belenenses para quem não sabe) e a corrupção desportiva dá os mesmos 6 pontos... Esperem, esqueci-me... o FCP for penalizado mais com uma multa de 150 mil euros, num clube de milhões o que é isso?... Com multas destas vale a pena ser corrupto no futebol português...
De Pedro Chichorro a 10 de Maio de 2008
e o Valentim que ocupa um cargo que não pode ser acusado de nada? Esse sim!
De pedrocs a 10 de Maio de 2008
E a Felgueiras? Como é possível uma foragida da justiça ocupar um cargo público?
De Decoração Festa Menino a 2 de Novembro de 2009
É o pais onde vivemos onde impera a impunidade, e que toda a gente sabe que assim é, e nada faz. Antigamente ainda tentavam evitar que as coisas viessem a publico, mas actualmente, são tantos os casos que se está a tornar banal!
De Pedro a 11 de Maio de 2008
como encaixas a tua "weltanschauung" com:

- o porto ganhou a liga dos campeões europeus e a taça UEFA.

- as provas agora usadas pela liga foram arquivadas pelos tribunais comuns, não dando origem a nenhuma queixa. aquilo a que se está a assistir é um processo *exclusivo* da liga.

- as conversas do LFV são bem conhecidas:
http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1296&id=1269576

já agora, alguma vez ouviste a expressão "kadafi dos pneus"?
De pedrocs a 11 de Maio de 2008
Estava-se mesmo a ver que os adeptos do FCP só saberiam responder a estas questões com:

a) referências a vitórias internacionais (onde só chega quem ganha na Liga).

Quanto a isso, nota que eu mencionei que "jogam bem, não tenho dúvidas". Mas será impossível apagar o facto de que chegaram onde chegaram via subornos e compra de árbitros.

b) Ataques ao Benfica.

Porquê? Porque não atacam o Sporting? Ou o Leixões? Sempre a mesma inveja...
De Pedro a 11 de Maio de 2008
Não é um ataque ao Benfica, é um exemplo de como todos são iguais e neste caso simplemente usei um exemplo baseado no clube favorito do autor do texto.

Há exemplos para todos os clubes.

Só faltou reconhecer que o facto dos tribunais comuns terem arquivado o caso é, pelo menos, "curioso".
De Miguel a 11 de Maio de 2008
A) O Benfica e o Sporting também lá chegam. Certo? Agora, é claro que os resultados dependem de clube para clube, como será evidente.

"Jogam bem, mas chegaram onde chegaram por subornos"

Estás a falar nas competições UEFA? Será que aí também existem subornos? Não me parece. Culpemos então o Guaraná...

B) Ningúem tem inveja do Benfica. Nós sabemos que o Macaco é benfiquista. Mas não é também o LFV a principal cara da cruzada pró-transparência no futebol português?

C) Gostava que tivesses comentado o link do Público.
De pedrocs a 12 de Maio de 2008
De acordo que são todos iguais.

Quando digo que se chega onde se chega com subornos quero dizer que para chegar à Champions é preciso estar nos dois primeiros lugares da Liga... e se se chega a esses lugares com corrupção então o caminho para a Champion's é via subornos.

E para sermos claros: detesto o LFV, o Berardo, o Veiga... e todos os outros. Os dirigentes de futebol, pelo menos em Portugal, parecem-me todos mafiosos.

Qual link do Público?
De Pedro a 12 de Maio de 2008
Este link:

http://dossiers.publico.pt/noticia.aspx?idCanal=1296&id=1269576
De pedrocs a 13 de Maio de 2008
Outro que tal.

Nesta conversa só parece estar a escolher árbitros que lhe parecem ser menos prejudiciais ao Benfica. Mas nem isso devia existir.

Claro que para mim é diferente dizer: quero ábritro X, porque costuma ser-nos benéfico, do que dizer, Sr. Ábritro Y, aqui está um cheque: faça a minha equipa ganhar.

São coisas diferentes. Mas para mim, são ambas condenáveis.

Odiaria saber que o Benfica tinha ganho algum jogo por corrupção de árbitros... aparentemente, os adeptos do FCP não se chateiam nada com serem falsos campeões há anos e anos...
De acmpires a 11 de Maio de 2008
E que tal falar do último jogo para a liga entre o Penafiel e o Porto, no estádio do Penafiel, na altura presidido pelo queridinho do Porto, o Oliveirinha...

A 20 minutos do fim do jogo já os microfones do estádio davam os parabéns ao novo campeão, e a pedir aos adeptos do Porto para não invadirem o campo para se poder fazer a festa do novo campeão, bastava o Penafiel empatar o jogo para o Porto não ser campeão, pelo menos nesse jogo...
De Pedro a 11 de Maio de 2008
A surpresa estaria mais no Penafiel tirar o título ao Porto.
De Anónimo a 11 de Maio de 2008
o Kadafi dos pneus é o tal que trouxe marfim de África? Ou é o tal que tinha um amigo guarda Abel? Ah, já sei, é aquele que prefere ver a própria selecção perder a oportunidade de ganhar um Campeonato Europeu em casa porque o querido guarda-redes não foi convocado... Man, uma equipa que sabe a meio da campeonato que já o tem ganho, pode passear nas competições internas e focar-se na Champion's.
E já agora, num ano em que o outro finalista é o colossal... Mónaco?? Será assim tão extraoridinário ganhar?
De Pedro a 11 de Maio de 2008
Já deu para perceber, que em minha opinião, são todos iguais ?
Iludem-se aqueles que acham que existem os inocentes e os corruptos. Há uma praxis instituida no futebol.
De pedrocs a 12 de Maio de 2008
Sem dúvidas.

Mas não se limpa, esta trampa?
De Anónimo a 29 de Maio de 2008
A passar a palavra:

DIA 10 DE JUNHO PARALIZAÇÃO TOTAL DIA 10 DE JUNHO VAMOS FAZER UMA REVOLUÇÃO TOTAL EM PORTUGAL... ABAIXO OS GOVERNANTES... TODO O POVO PARA A RUA!!! DIA DE PORTUGAL!!! PORTUGUESES NÃO FALTEM, PARA O NOSSO BEM... TORRE DE BELEM ÁS 10 HORAS DA MANHÃ. POVO DO NORTE, SUL E ILHAS JUNTO ÁS CAMARAS MUNICIPAIS DA VOSSA LOCALIDADE... NÃO AOS ABASTECIMENTOS NA GALP, BP, REPSOL... TODOS TEMOS MENSAGENS GRATIS NO TELEMOVEL, ENVIE ESTA MENSAGEM A TODAS AS PESSOAS QUE CONHECE, AJUDE A MENSAGEM A CHEGAR A TODOS OS PORTUGUESES, A UNIÃO FAZ A FORÇA.
De João a 30 de Agosto de 2008
Parabéns pelo blogue e a sua actualidade.

Iniciei um novo blogue que o convido a visitar, e aos seus leitores e paricipantes em:
http://bolasfuiroubado.blogspot.com
Comentem à vontade!

João

De Red a 6 de Janeiro de 2009
Os LAMPIOES sao todos uns CABROES , ate rimou ;)
De Armando Baltazar a 28 de Fevereiro de 2009
e vc que tão bem "analisa" essa pseuda corrupção/mafiosice não estará também metida nalguma? Quem analisa tão bem tem de estar por dentrod a situação... isto é só um ódio de merda
De SF a 28 de Março de 2009
Meu caro, só agora li o seu post, e quase um ano depois de o ter escrito ainda não vi ter sido provado o que quer que seja, a não ser que a TAS nos deu razão! Porque será? (Bem, mas se o PC é o padrinho quem sabe se ele não terá "corrompido" os srs da TAS!) Felizmente, nem toda a gente tem como livro de cabeceira o "Eu, Carolina" nem o "Corrupção" como filme favorito! De qualquer forma deixo aqui meu conselho: Adocem a boca com uns "chocolatinhos", já que deve ser bastante amargo ver-nos ganhar títulos atrás de títulos!
De anticachim a 4 de Abril de 2009
então isto e o quê....

Todas as escutas 16 Abril 2004
Hora: 10.56
Intervenientes: António Araújo e Augusto Duarte
(cumprimentos iniciais)...
António Araújo (AA) - Olhe, logo à..., precisava, logo à noite, de jantarmos,queria que o amigo jantasse aqui por estas zonas, porque eu tinha aqui, tinha aqui uma obra para ser vista...
Augusto Duarte (AD) - Hum... Hum..
AA - ... e eu precisava, porque... vem o...
AD - O engenheiro para ver isso?
AA - Exactamente, não é?
AD - Pois, mas é que eu logo à noite eu tenho o curso de árbitros, meu querido...!
AA - Logo?
AD - Logo, exactamente. Não tenho hipótese nenhuma...!
AA - E então e amanhã, e amanhã?
AD - Amanhã joga o meu “Braguinha” em casa com o Benfica...” Tem que se levar a mulher
ao futebol...!
AA - Pois é...
AD - Ó meu querido o pedro e um filho da, tenho que levar a mulher ao futebol, senão...
AA - Ah, pois é, pois é, pois é...!
AD - ... senãoo ela despede-me!
AA - E então, mas é que o senhor engenheiro, o senhor engenheiro máximo...
AD - Hum, hum...
AA - ... faz questão de coisa, porque não sei quê, porque... e...
AD - Pois. Hum, hum...
AA - Hã?
AD - Como é que vamos fazer isso?
AA - Não tem nada a ver, não tem nada a ver com..., com o dois. É o número um, não é... ?
AD - Pois, exactamente.
AA - Que é o... que é o gerente de caixa, não é...?
AD - O gerente de caixa, exactamente. Não sei como é que nós vamos fazer isso então, meu querido... É que eu logo não tenho hipótese nenhuma porque tenho o curso de árbitros e agora estamos quase na fase de exame, de hoje a oito, não é?
AA - Exacto...
AD - Portanto, não posso, não posso, de maneira alguma... estar. Amanhã, prometi à mulher que a levava à bola, portanto... Como é que, estamos a ficar apertados...!
AA - Pois é! Pois é!
AD - Pois é!
...(conversa sem interesse para os
autos em investigação)...
AA - E o almoço?
AD - O almoço é capaz de dar, mas o almoço não, não assim muito para o clarão?
AA - Não, porque depois nós vamos ver uma casa...!
AD - Ah, está bem! Está bem! Podemos então combinar isso...! Para o almoço?
AA - Nós vamos ver a casa, vamos ver a casa, a ver se...
AD - Ai vamos, aproveitamos e vemos... Também é mais de dia, consegue-se ver melhor...!
AA - Pois, exactamente, vamos ver a casa...!
AD - Está bem. Está bem. Podemos combinar isso para o almoço...!
AA - E eu agora, agora eu, eu não posso almoçar com um amigo?
AD - Ah, então, pode e deve! Até, você tem, tem que almoçar comigo, que temos que ver aquele negócio, senão nunca mais resolvemos aquele problema!
AA - Exactamente!
AD - Olhe, eu estou a ficar é sem bateria.
AA - Pronto...
AD - Se entretanto for a baixo, liga-me para o outro, que eu estou no outro!
AA - Exactamente! Então fica marcado..., então eu amanhã, eu..., a gente vai-se encontrar a quê? Meio dia, meia hora, uma hora...?
AA - É isso, uma hora!
AD - Ok amiguinho! Aqui, aqui, nesta zona daqui. Eu falo, então. Está combinado!
AA - Está bem. Está combinado, então...!
(cumprimentos finais).

Hora: 14.37
Intervenientes: António Araújo e Pinto da Costa
(cumprimentos iniciais)...
António Araújo (AA) - Olhe, o... o “intendente” tem, tem que..., portanto, tem a responsabilidade de..., lá da vida dele de curso...
Pinto da Costa (PC) - Serviço, sim...
AA - ... e..., portanto, ficou amanhã, ele vem, vem almoçar comigo e depois então a gente encontra-se.
PC - Está bem. Está combinado.
AA - Está certo para o senhor?
PC - Está sim senhor.
(cumprimentos finais).

Hora: 17.09
Intervenientes: António Araújo e Pinto da Costa
(cumprimentos iniciais)...
António Araújo (AA) - Ó senhor presidente! Dava para logo, dava.o pe.. A pessoa, estive a falar com a pessoa novamente... Ele ligou-me agora, e ele...
Pinto da Costa (PC) - Sim, sim...
AA - ... Já dava para logo à noite.
PC - A que horas?
AA - Portanto, eu dez horas para,para as dez e meia, eu estava lá, como, como ontem ficou combinado.
PC - O senhor liga-me antes

AA - Exactamente.
PC - Está combinado.
(cumprimentos finais).

Hora: 21.43
Intervenientes: António Araújo e Augusto Duarte
Augusto Duarte (AD) - Estou?
António Araújo (AA) - Então amiguinho?
AD - Estou a chegar...
AA - Portanto, você já está a chegar aqui na cidade, não é?
AD - Exactamente.
AA - Pronto... e então, eu...
De Danilo a 22 de Julho de 2010
Ho meu cão vai cm o teu braginha para o cu xta bm, alias ñ sei pork é k ñ es escrivão porra pra ter tomates pra xcrever essa merda toda so os atrazados mentais mesmo.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Multidões súbitas

. Na terra dos vígaros

. Fama.sapo.pt

. O sucesso da inutilidade

. O mártir da época

. CHEGA!

. Fernando Santos, treinado...

. Novo aeroporto

. O Deserto não é a sul do ...

. Aí vem ele outra vez...

.arquivos

. Novembro 2009

. Maio 2008

. Novembro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds