Segunda-feira, 22 de Novembro de 2004
Não sei o que é a Constituição Europeia.
Ou por outra, eu sei o que é uma constituição e sei o que é a Europa e até sei o que é a União Europeia, embora sinceramente seja totalmente incapaz de citar os países que dela fazem parte. Mas não faço ideia qual seja o conteúdo da Constituição Europeia.
E ao que parece, vamos ter um referendo para fingir que somos democráticos e dizer se concordamos ou não com a Constituição Europeia. Claro que a pergunta no boletim de voto é muito mais complicada que "Concorda com a Constituição Europeia", mas são dez da manhã e não me apetece ter já uma dor de cabeça.
A questão é que eu nunca vou ler a constituição europeia. Não me apetece, confesso... acho que se calhar estou a ser preconceituoso, mas parece-me que deve ser chato.
Fazíamos assim: em vez de tentarmos fingir que somos democráticos, o Santana Lopes, o Paulo Portas e os seus amigos, decidiam por nós se esta coisa da constituição europeia é boa ou não. E depois a gente queixava-se e mandava vir, fosse qual fosse a decisão.
Afinal, é assim que tudo se passa por cá.
Eu preferia um referendo que dissesse assim: "Concorda que o cidadão Macacoraivoso deixe de pagar impostos?", ou... "Concorda que o cidadão Macacoraivoso seja financiado pelo estado para montar um pequeno exército e derrubar o governo?"... coisas assim. Isso sim, era bonito.
Agora, referendos sobre a constituição europeia?... odeio!